
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
absoluta em todas as formas de nosso comportamento e em
todos os momentos do processo educativo. Se quisermos que os
alunos recordem melhor ou exercitem mais seu pensamento,
devemos fazer com que essas atividades sejam emocionalmente
estimuladas. A experiência e a pesquisa têm demonstrado que
um fato impregnado de emoção é recordado de forma mais
sólida, firme e prolongada que um feito indiferente.
terça-feira, 10 de novembro de 2009

A ludicidade tem conquistado um espaço no panorama da educação infantil.
Independente de época, cultura e classe social, os jogos e os brinquedos
A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Neste brincar estão

sexta-feira, 23 de outubro de 2009
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
domingo, 18 de outubro de 2009
Jogos
Por meio do jogo, que evidentemente mobiliza a cognição, a criança desenvolve a inteligência e a personalidade, fundamentais para a construção do conhecimento. A atenção do professor ao aspecto intelectual é indispensável na prática pedagógica, mas não suficiente. Prazer e algria não podem ser menosprezados. Isso significa que o desenvolvimento intelectual deve estar sempre aliado ao desenvolvimento afetivo. E não há época melhor para iniciar esse processo que na infância.